sexta-feira, dezembro 30, 2005

O caminho das pedras

Para o iluminado, o caminho das pedras perturba, deturpa a visão.
Para o aluno, o caminho das pedras é essencial.
E grande é o momento em que o aluno se apercebe que já consegue voar, que já não precisa do caminho das pedras. É um momento de grande impacto e emoção.

São vários os exemplos de personalidades a nível mundial que falam da sua experiência de vida e invariavelmente se verifica que de uma forma ou de outra parecem sempre querer dizer que afinal não são mais do que pessoas simples.
Para nós, que estamos deste lado a assistir parece-nos no mínimo estranho que pessoas tão notáveis sejam afinal tão simples. Na verdade todos já fomos crianças, todos já tivémos os mesmos medos e no fundo somos todos feitos da mesma matéria.
Convido-te meu amigo, a fazeres o seguinte exercício.
Em vez de tomares grandes resoluções para 2006, revê o teu ano de 2005 e de preferência de forma inversa. Analisa primeiro as consequências e depois as causas. Vais ver que tudo faz sentido - e depois age. Cria as causas para chegares às consequências.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimo...faço-te a seguinte pergunta...e quando a causa dos nossos actos...são os outros, mas as consequências nos afectam directamente??

Paulo Jacinto Rodrigues disse...

Se os outros são a causa dos nossos actos, também eles são afectados pelas consequências dos mesmos.
Somos todos espelhos uns dos outros.
O que vês no outro só é possível porque existe também em ti.